Turismo Rural

Parque Natural da Serra de São Mamede

 

O Parque Natural da Serra de São Mamede é uma area protegida, situada na região fronteiriça do nordeste alentejano ocupando uma área aproximada de 31,750 ha. O Parque foi criado para proteger a flora e fauna naturais e preservar as tradições locais. A combinação das montanhas e um clima atlântico promove uma variedade impressionante de vegetação natural. Os montados dos sobreiros e azinheiras junto aos olivais abrangem extensas áreas na Serra, enquanto as flores silvestres fazem um espectáculo na Primavera e no início do Verão.

 

O Parque é particularmente indicado para passeios a pé, BTT, observação de aves e passeios a cavalo. Há tanto para descobrir entre as colinas e vales. Encontram-se aldeias brancas encantadoras rodeadas por vinhas e montados com ar limpo das vistas panorâmicas e da flora e fauna silvestres.

 

Caminhadas/Passeios Pedestres

 

Existem inúmeras caminhos no Parque que passam por campo, floresta e montados. O percurso do Reguengo começa e acaba na aldeia, portanto sugerimos que o façam para apreciar a sossego e as vistas deslumbrantes da área. Estão à vossa disposição na recepção mapas e sugestões para passeios auto-guiados.

Para mais informações:

[ http://inmotion.cimaa.pt/pt/percursos ]

[ http://webb.ccdr-a.gov.pt/alentejoape/index.php?action=2&id=3&lang=1 ]

 

BTT/Passeios de Bicicleta

 

Os ciclistas de todas as capacidades também estão servidos com quilômetros de caminhos e estradas sossegadas pelas quais pode explorar a região. Não tendo a sua bicicleta BTT, pode aluga-la através da recepção (a preço razoável e sujeita a disponibilidade).

Para mais informações:

[ http://www.gpsies.com/#10_39.297111003754964_-7.430191040039062_mapQuest ]

 

Observação de Aves

 

O Parque tem uma grande importância a nível ornitológico, fazendo parte da rota migratória de muitas espécies de aves entre a Europa e a África. É o habitat de mais de metade das aves que se reproduzem em Portugal. É de realçar falcões, águias-de-Bonelli, abutres-negro e abutres-do-Egipto.

[ http://www.avesdeportugal.info/sitsaomamede.html ]

 

Passeios a Cavalo

 

Pode desfrutar de um passeio a cavalo pelas paisagens espetaculares do Parque através da firma “Caballos Marvão”, mesmo se for equestre principiante. Os diversos percursos incluem a rota dos contrabandistas de mercadorias entre Portugal e Espanha. Os passeios a cavalo podem ser marcados no acto de reserva do apartamento ou mesmo depois da chegada.

Para mais informações:

[ http://www.caballosmarvao.com/ ]

 

Natação

 

Embora a Quinta não tem uma piscina, a 5 minutos, existe uma bela piscina ao ar livre com área de piquenique e kiosk na aldeia de Reguengo. Alternativamente, há belas piscinas ao ar livre em Monte Carvalho (6 kms), Quinta da Saúde (5 kms) e a apenas 14.5 kms de distância da Quinta existe uma praia fluvial do rio Sever na Portagem com piscinas, uma área para piquenique, restaurantes e cafés nas proximidades. É de referir que todas as piscinas são sazonais. Para os hóspedes que gostam de um pouco mais de ação, existe o parque aquático Lusiberia em Badajoz a 1h de carro.

 

Pesca

 

A pesca está disponível na Barragem da Apartadura, na Barragem do Caia perto de Arronches e na Barragem da Povoa perto de Castelo de Vide. Também nos rios Tejo e Guadiana se pescam barbos e carpas. Os pescadores podem organizar pescas no Lago da Alfarofia perto de Elvas. É necessária uma licença de pesca local que pode ser obtido no ICNF em Portalegre.

[ http://www.lagodaalfarofia.com/ ]

 

Passeios Turísticos

 

Quinta da Vila Maria é uma excelente localização para explorar cidades históricas, castelos, ruínas romanas, monumentos neolíticos e museus desta região de Portugal.

 

Nas proximidades, existem as cidades deslumbrantes de Marvão e Castelo de Vide, a cidade histórica de Portalegre, as ruínas romanas de Ammaia e Torre de Palma, antas e menires megalíticas e a Coudelaria de Alter. Campo Maior tem excelentes museus e uma capela dos ossos (Ossário). Elvas com as suas fortificações designadas como Património Mundial pela Unesco, Badajoz com fortificações napoleônicas surpreendentes e Estremoz com a sua Pousada, o seu Castelo da Rainha Santa Isabel e o seu mercado semanal aos sábados.

 

Excelentes passeios de um dia também podem ser feitos à pequena cidade de Vila Viçosa com o seu incrível palácio ducal e às extensas ruínas romanas de Mérida.

 

Estão à vossa disposição na recepção informações turísticas e mapas.

 

Provas de Vinho

 

Se tem interesse em vinho, Reguengo e a área circundante é uma região bem conhecida pela produção de vinho e existem várias de vinhas nas proximidades. Podemos organizar uma visita para que possa fazer uma prova de vinho.

 

Gastronomia

 

Existem bons restaurantes locais nas aldeias próximas (Tombalobos, O Malagueta e Lareira da Serra), a cerca de 5-10 minutos, que servem deliciosos alimentos tradicionais e excelentes vinhos do Alentejo, embora na cidade de Portalegre encontre maior oferta em restaurantes.

 

Para mais informações:

Tombalobos - https://www.facebook.com/Tombalobos.Restaurante.Alentejano

O Malagueta - https://www.facebook.com/pages/Restaurante-O-Malagueta/135488206598149

Lareira da Serra - http://www.lareiradaserra.pt

 

Se preferir preparar uma refeição na sua kitchenet, dispõe de 6 supermercados em Portalegre ou todas as quartas e sábados há uma praça no Mercado Municipal, onde pode comprar vegetais, frutas, carne, peixe, pão e outras iguarias de produtores locais. A carrinha da padaria local pára em frente à casa quatro vezes por semana com uma vasta gama de bolos e pães alentejanos.

 

Festas e Feiras

 

Festas, feiras e mercados medievais são realizados em cidades e aldeias locais durante todo o ano. Informações sobre festas e feiras locais está disponível na na recepção.

 

Fazer Compras

 

Faça as suas compras nos mercados tradicionais!

 

Todos os sábados de manhã, Estremoz a 50 minutos de carro tem um mercado clássico Português na praça do Rossio que vende de tudo.

Todas as quartas e sábados há uma praça no Mercado Municipal de Portalegre, onde pode comprar vegetais, frutas, carne, peixe, pão e outras iguarias de produtores locais

Em Castelo de Vide a 30 minutos de carro, tem um mercado ao ar livre no centro da cidade todas as sextas-feiras.

Portalegre e Esperança (a cerca de 30 minutos de carro), têm mercados mensais que vendem uma grande variedade de alimentos, roupa, sapatos, têxteis e utensílios de cozinha.  

Ou na Espanha há o mercado semanal em Valencia de Alcántara (também cerca de 30 minutos de distância).

 

Como alternativa, pode deslocar-se ao Centro Comercial El Faro no lado oeste de Badajoz a 1h de carro com uma grande variedade de lojas e restaurantes.

Spring flowers 0001 - 640x480 Marvao 0001 - 480x640 Swimming pool 0001 - 640x480 Vila Vicosa 0001 - 640x480 Goats - 640x480 Merida 0002 - 480x640

Galeria de Imagens

(Clique nas fotos para ampliar a imagem)

Serra de São Mamede, Portalegre, Portugal

Atividades e Passeios Turísticos

Apartamento "Kiwi" Apartamento "Tui" Apartamento "Hoiho"

Os Nossos Apartamentos

Há tantas coisas para ver e fazer neste região!

 

Quinta da Vila Maria está estrategicamente situada para explorar o Parque Natural da Serra de S. Mamede e descobrir vilas históricas e castelos neste região de Portugal. Parta à descoberta de trilhas que lhe oferecem ar puro, vistas panorâmicas soberbas e fauna e flora autóctones do Parque.

 

Da Quinta poderá também efectuar passeios de um dia. Existem muitas vilas históricas, castelos, ruínas romanas, museus e outros locais de interesse nas redondezas da Quinta.

 

Se o desejo for descansar, a Quinta oferece uma atmosfera calma e relaxante e um céu azul de encanto!

 

Leia mais para conhecer o que esta região tem para lhe oferecer...

EN

PT